ANS: suspensão de 11 planos de saúde vale a partir de hoje

Marcello Sigwalt
null
1

Crédito: Site Brasil 247

A partir dessa quinta-feira (10), está automaticamente suspensa a comercialização de 11 planos, conforme já havia anunciado a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), na semana passada, divulgou a Agência Brasil.

De acordo com a determinação da autarquia, os planos suspensos não poderão ser comercializados para novos clientes e também terão de demonstrar melhora de resultados, após monitoramento durante um trimestre.

A suspensão atinge 11 planos de duas operadoras – oito pertencem à Unimed Norte-Nordeste e os três restantes são da Unimed de Manaus.

Negativa de cobertura

As punições decorrem de diversas reclamações, como negativa de cobertura assistencial, descumprimento de prazos máximos para a realização de consultas, exames ou cirurgias. Com a medida, a ANS pretende preservar o interesse de 25.722 usuários que, do contrário, seriam prejudicados.

As únicas exceções para recepção de novos beneficiários dos planos ficam para o novo cônjuge, filho de beneficiário ou de ex-empregados demitidos ou aposentados.

Quer começar o dia bem-informado com as notícias que vão impactar o seu bolso? Clique aqui e assine a newsletter EQI HOJE!

Contornos vetados pela ANS

A autarquia também vetou a possibilidade de comercialização de um novo plano de saúde semelhante ao que foi suspenso.

Em nota, a Unimed Norte-Nordeste explicou que “trabalha para melhorar serviços e que a prestação de serviços médico-hospitalares permanece inalterada e sem qualquer problema ou anormalidade”.

Atendimentos preservados

A empresa acrescenta, que “a suspensão da comercialização de alguns produtos não interfere no atendimento aos clientes de contratos vigentes”.

A Unimed de Manaus não se pronunciou sobre a medida.