ANP suspende rodada de licitações de petróleo e gás por conta do coronavírus

Paulo Amaral
Jornalismo é meu sobrenome: 20 anos de estrada, com passagens por grandes veículos da mídia nacional: Portal R7, UOL Carros, HuffPost Brasil, Gazeta Esportiva.com, Agora São Paulo, PSN.com e Editora Escala, entre outros.
1

Crédito: Reprodução/ANP

A Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) anunciou o adiamento da 17ª rodada de licitações para exploração de áreas de petróleo e gás natural em regime de concessão, programada para acontecer em 2020.

O adiamento foi sugerido pelo Ministério de Minas e Energia por conta do atual cenário de calamidade pública que o País enfrenta devido à pandemia de coronavírus.

A licitação continha 128 blocos, com setores selecionados nas bacias de Campos e Santos (fora do polígono do pré-sal), Pará-Maranhão, Potiguar e Pelotas, totalizando 64,1 mil quilômetros quadrados (km²) de área.

De acordo com informações da Agência Brasil, o novo cronograma de licitações ainda será definido pelo Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) antes de ser divulgado.

A ANP informou que aguardará a nova determinação do CNPE quanto ao planejamento plurianual de licitações programadas para 2020/2021.

Segundo determinação do Ministério e da Agência, a medida não suspende a Oferta Permanente de Áreas para Exploração e Produção.

Contrato assinado

De acordo com a Agência Brasil, foi assinado na terça (30), o contrato do bloco de Aram arrematado na 6ª Rodada de Partilha de Produção, realizada em 7 de novembro de 2019.

O consórcio formado pelas empresas Petrobras e CNODC Brasil ofereceu um bônus de assinatura de R$ 5,050 bilhões e um percentual de excedente em óleo para a União de 29,96%.

Segundo a ANP, os valores relativos ao bônus de assinatura foram pagos pelas empresas em dezembro de 2019, e a assinatura dos contratos permite que sejam realizados os investimentos pactuados.

ANP divulga novo horário de funcionamento para os postos

Conheça Rodrigo de Saboia, indicado por Bolsonaro para a ANP