ANP remarca leilão de biodiesel com nova retirada mínima de 80%

Daniele Andrade
Jornalista formada pela Universidade Positivo, pós-graduada em Mídias Digitais. Atualmente cursa bacharel em História. Gosta de produzir reportagens sobre política tanto nacional quanto internacional, economia e tecnologia.
1

Crédito: Reprodução/Pixabay

A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) comunicou que o 72º leilão para compra de biodiesel será retomado na próxima quarta-feira (15). A data foi escolhida, após discussões do setor que acabaram resultando em uma nova retirada mínima do biocombustível. O qual é leiloado aos distribuidores, em que passou a ser de 80%. As informações são da Reuters.

O debate tinha sido suspenso nesta semana. Logo após as distribuidoras terem solicitado a redução na retirada mínima, dos produtos nas usinas de biodiesel. Devido a pandemia do coronavírus promover menor demanda de combustíveis. 

A ANP fez o comunicado em nota, mas não demonstrou se as distribuidoras acabaram chegando a um acordo. Em relação aos produtos de biodiesel. Entretanto, um novo edital informou que a retirada mínima que antes era de 70%, ficou em 80%.

A agência afirmou em nota que:  “a ANP e o Ministério de Minas e Energia buscaram chegar a um ponto de equilíbrio. Para o percentual mínimo de retirada por parte dos distribuidores e de entrega por parte dos produtores. Como medida de enfrentamento da crise de demanda e da elevação do grau de incerteza no mercado de combustíveis”.

A proposta da BR Distribuidora havia sido de reduzir em cerca de um quarto, o percentual mínimo obrigatório para a retirada de biodiesel. Segundo a BR, não seria possível prever como futuramente ia se dar o consumo do produto. Nas próximas semanas e meses devido ao desenvolvimento do Covid-19.

A segunda maior distribuidora de combustíveis do Brasil, tinha como ideia de que as distribuidoras fossem obrigadas a retirar no mínimo 70% do biodiesel. Contratado ao próximo leilão, em que o produto será entregue entre maio e junho. A proposta foi contra os 95% exigidos atualmente, sob pena de multa.

Uma das formas mais eficientes de identificarmos o nosso perfil de investidor, é realizando um teste de perfil.

Você já fez seu teste de perfil? Descubra qual seu perfil de investidor! Teste de Perfil