ANP ativa painel dinâmico de movimentação de gás natural

Marcello Sigwalt
null

Crédito: Site Campo Grande News

Com base na tecnologia “business intelligence”e, após alguns atrasos, passou a funcionar, nesta quarta-feira (16), o Painel Dinâmico de Movimentação de Gás Natural em Gasodutos de Transporte.

O anúncio foi feito pela Agência Nacional do Petróleo (ANP).

Atualização diária

Por meio do painel, será possível abastecer o mercado (empresas, órgãos de governo, universidades, imprensa e sociedade, em geral), com atualização diária, de informações sobre a movimentação do setor recebidas pela autarquia, conforme sua política de transparência.

Informações cruzadas

Com a ferramenta, é possível cruzar informações de movimentação por transportador, gasoduto e por estado, entre outros filtros de pesquisa.

Outra novidade é que relatórios setoriais estão disponíveis, a exemplo de pontos de entrada associados com terminais de gás natural liquefeito (GNL) e os de refinarias e termelétricas.

Conteúdo local

Na última terça-feira (15), a autarquia promoveu audiência pública para que fosse debatida a regulamentação dos critérios de conteúdo local a serem adotados no acordo.

Também na pauta, o compromisso de ‘individualização’ da produção e na anexação de áreas, nos contratos de exploração e produção de petróleo e gás natural.

A audiência virtual é a primeira realizada pela ANP, com transmissão pelo canal da agência no Youtube.

Número ilimitado

Na oportunidade, o diretor da autarquia, Dirceu Amorelli, destacou o caráter democrático do evento virtual, que permite um número ilimitado de participantes, sem qualquer restrição.

Ao destacar a importância da alternativa, Amorelli lembrou “que os players da área de exploração e produção (E&P) precisam contar com regras claras nos casos de individualização da produção”.

O diretor conclui afirmando que “a ideia é consolidar os critérios de conteúdo local que serão adotados nesses casos, decorrentes de estudos realizados pela ANP nos últimos dois anos”.