ANP aponta queda na produção de gás natural e petróleo em fevereiro

Paulo Amaral
Jornalismo é meu sobrenome: 20 anos de estrada, com passagens por grandes veículos da mídia nacional: Portal R7, UOL Carros, HuffPost Brasil, Gazeta Esportiva.com, Agora São Paulo, PSN.com e Editora Escala, entre outros.
1

Crédito: Divulgação

A Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) revelou que houve queda na produção de petróleo e gás natural no mês de fevereiro.

De acordo com relatório publicado pela Agência Brasil, a produção do mês foi de 3.783 milhões de barris de óleo equivalente por dia, sendo 2.972 milhões de barris de petróleo e 129 milhões de metros cúbicos de gás natural.

A nota da agência ressaltou a queda de 6,2% na produção de petróleo e de 7,1% na de gás natural em relação a janeiro, mas pontou que, quando comparados a fevereiro de 2019, houve aumento de 19,4% e 17,1% na produção, respectivamente.

A justificativa da ANP é que houve paradas programadas e outras necessárias para a mitigação de riscos de segurança operacional em algumas instalações.

“Cabe ressaltar que os volumes produzidos em fevereiro de 2020 foram superiores àqueles previstos no Plano Anual de Produção (PAP) deste ano, cujos volumes eram 2,762 MMbbl/d de petróleo e 119,291 MMm3/d de gás natural. Esse aumento da produção em relação ao previsto ocorreu, principalmente, pela redução da duração da parada programada do navio-plataforma FPSO Cidade de Maricá, no campo de Lula, e pela postergação de parada programada de outra unidade”, diz o comunicado oficial.

Os campos marítimos produziram 96,7% do petróleo e 82,8% do gás natural, sendo que os campos operados pela Petrobras foram responsáveis pela produção de 93,3% do petróleo e do gás natural.

O aproveitamento do gás natural em fevereiro ficou na casa dos 97,2%, sendo disponibilizados no mercado 61,4 MMm³/dia. A queima de gás no mês foi de 3,644 MMm³/d, uma redução de 9,7% se comparada ao mês anterior e de 28,7% se comparada ao mesmo mês em 2019.

Pré-sal

A produção no pré-sal também sofreu queda em relação ao mês anterior. De acordo com a ANP, ela diminuiu 6,9% em relação a janeiro, mas subiu 36,8% quando comparada ao mesmo mês do ano anterior.

Uma das formas mais eficientes de identificarmos o nosso perfil de investidor, é realizando um teste de perfil.

Você já fez seu teste de perfil? Descubra qual seu perfil de investidor! Teste de Perfil

A produção teve origem em 118 poços, e correspondeu a 66% da produção nacional, totalizando 2,497 MMboe/d, sendo 1,993 MMbbl/d de petróleo e 80,129 MMm3/d de gás natural.

ANP suspende rodada de licitações de petróleo e gás por conta do coronavírus

ANP determina novo horário de funcionamento para postos de combustível