Andreia Moitinho: a primeira investidora da EuQueroInvestir

Conheça o case de sucesso de Andreia Moitinho, a primeira investidora da EuQueroInvestir e entenda por que ela deixou os grandes bancos para investir por meio de uma corretora.

Késia Rodrigues
Colaboradora Independente do Portal EuQueroInvestir e leitora assídua de conteúdos sobre economia e política. Apaixonada por tecnologia, investimentos e viagens.
Andreia Moitinho a primeira investidora da EuQueroInvestir

Cada vez mais, o brasileiro tem entendido que investir fora dos grandes bancos é possível e muito mais lucrativo.

Foi assim com Andreia Moitinho, a primeira investidora da EuQueroInvestir, que por estar insatisfeita com os seus investimentos no banco, resolveu procurar informações na internet e descobriu um mundo novo e cheio de oportunidades.

Recentemente, Andreia completou cinco anos investindo com a nossa assessoria. Por isso, ela foi convidada a visitar a sede da EuQueroInvestir em Balneário Camboriú e contar como foi essa experiência.

A história dessa investidora nos mostra o quanto a educação financeira pode fazer a diferença na vida das pessoas. Muitas vezes, perdemos dinheiro apenas por não conhecer o mercado e por não saber que há investimentos melhores do que os oferecidos pelos gerentes de banco.

Se você está em dúvida se deve ou não buscar alternativas para os seus investimentos, este post é para você. Então, continue a leitura e conheça essa história de sucesso.

A história de Andréia como investidora e a saída dos grandes bancos

Andreia Moitinho a primeira investidora da EuQueroInvestir

Antes de investir por meio de uma corretora, Andreia investia em um grande banco do varejo. Tudo ia bem, até o momento em que ela começou a ficar insatisfeita com as propostas cada vez menos rentáveis feitas pelo seu gerente de banco.

Aquele cafezinho estava saindo caro demais para ela. Por isso, resolveu fazer algumas pesquisas na internet com o intuito de descobrir como aumentar a lucratividade de seus investimentos.

Foi nesse momento que Andreia encontrou o blog EuQueroInvestir e ficou surpresa com a linguagem acessível, prática e honesta em relação aos investimentos. O tempo foi passando e ela foi se aprofundando cada vez mais no mundo dos investimentos.

Uma das formas mais eficientes de identificarmos o nosso perfil de investidor, é realizando um teste de perfil.

Você já fez seu teste de perfil? Descubra qual seu perfil de investidor! Teste de Perfil

“Já são 5 anos investindo com vocês. Eu buscava diversificar meus investimentos e entender sobre investimentos. Na época eu investia através dos bancos e sentia falta de maior rentabilidade e falta da presença e diálogo com o gerente do meu banco.”

Antes de mudar totalmente o rumo do seu dinheiro, Andreia procurou o gerente de seu banco a fim de encontrar uma solução para aumentar a rentabilidade de seus investimentos, contudo, acabou se decepcionando com as propostas que recebeu.

Nas palavras de Andreia, o gerente de seu banco tentava vender algum produto, sem entender bem qual era o seu perfil como investidora. Ou seja, sem saber quais eram os objetivos e o perfil de Andreia, o gerente a oferecia produtos genéricos, daqueles que são oferecidos a todos os que se sentam na sua cadeira.

Essa é, inclusive, uma realidade no Brasil nos tempos atuais, pois os gerentes de banco costumam atender uma quantidade muito grande de clientes, fato que os impede de prestar um atendimento de forma mais personalizada e próxima de cada investidor.

Após descobrir a EuQueroInvestir, Andreia abriu a sua conta na XP Investimentos e foi assessorada pelo fundador da nossa empresa, Juliano Custódio.

Ela ficou encantada com a forma próxima com a qual foi atendida e percebeu que ter um assessor de investimentos era o diferencial que ela procurava enquanto investidora.

Antes, quando investia por meio do banco, Andreia costumava ser bastante conservadora em suas aplicações, assim como a maioria dos brasileiros atualmente. Entretanto, ao começar a investir na XP Investimentos, Andreia foi, aos poucos, mudando o seu perfil, perdendo o medo e começou a investir em aplicações com maior risco.

Hoje, Andreia é uma investidora de sucesso e aprendeu a diversificar o seu patrimônio em várias aplicações, inclusive em ações.

A sua história serve de inspiração para muitos investidores que, assim como ela, tiveram a coragem de deixar a comodidade dos bancos para atingir resultados melhores e em menos tempo.

Por que você também deve deixar os grandes bancos

Liberte-se dos grandes bancos você também

Os grandes bancos do varejo são vistos pelas pessoas como instituições seguras, seja por conta de sua solidez ou mesmo pelo fato de a maioria deles já ter vários anos de mercado.

O brasileiro costuma buscar segurança quando o assunto é dinheiro. Esse é, inclusive, um dos motivos de quase 70% dos brasileiros terem algum dinheiro aplicado em uma caderneta de poupança.

No entanto, esse sentimento de segurança possui um preço e ele é alto.

Quem deixa dinheiro na poupança perde acaba abrindo mão de retornos melhores, principalmente no longo prazo. Temos um artigo aqui em nosso site que mostra exatamente o porquê de a poupança não ser um bom investimento para 2019.

Outro problema de se investir em um grande banco diz respeito a diversificação de sua carteira. Em regra, cada banco pode oferecer a seus clientes apenas aplicações que estejam ligadas ao próprio banco.

Assim, se você tem uma conta no Bradesco, Itaú ou Banco do Brasil, por exemplo, não conseguirá investir em um CDB de outro banco como o Mercantil do Brasil, Inter, Caixa, Santander ou mesmo de bancos menores, que costumam pagar melhores rendimentos.

Outro ponto que pode reduzir bastante os seus ganhos ao investir em um grande banco diz respeito aos gerentes, que normalmente não são pessoas especializadas na área de investimentos e, por isso, acabam oferecendo produtos sem entender corretamente qual é o perfil de cada investidor.

Por isso, a melhor alternativa para quem possui algum dinheiro investido em um banco, seja em poupança ou em outros tipos de aplicações financeiras, é abrir uma conta em uma corretora de investimentos.

Existem muitas corretoras no mercado nos tempos atuais, mas algumas realmente se destacam no mercado, como é o caso da XP Investimentos. O motivo é simples: trata-se de uma das maiores e mais consolidadas corretoras da América Latina.

Para que você tenha uma ideia, a XP Investimentos está há 18 anos no mercado. Desde a sua fundação, a XP aposta na educação financeira como uma forma de fazer com que as pessoas invistam melhor e, assim, consigam alcançar os melhores resultados.

Hoje, a XP Investimentos conta com mais de um milhão de clientes ativos em sua plataforma, além de ter mais de R$ 240 bilhões sob custódia.

Com a XP você pode investir em renda fixa, títulos públicos, renda variável e conta com uma ampla variedade de produtos.

Como a EuQueroInvestir pode te ajudar nessa jornada

A EuQueroInvestir pode te ajudar na sua jornada como investidor

Por meio da sua experiência no mercado, a EuQueroInvestir pode te ajudar a encontrar um assessor de investimentos. Esse profissional, diferentemente de um gerente de banco, é um especialista no mercado financeiro.

A partir de um teste para identificar o seu perfil como investidor, o assessor terá condições de identificar quais são as aplicações que mais combinam com o seu estilo de investir.

Há três tipos de perfis que um investidor pode ter, são eles: conservador, moderado e agressivo.

O perfil conservador é aquele que preza pela segurança do seu dinheiro e, por isso, prefere evitar aplicações mais arriscadas. Esse era o caso de Andreia, assim que começou a investir, contudo, aos poucos ela foi perdendo o medo e logo se tornou uma investidora com perfil moderado.

Pessoas de perfil moderado são aquelas que aceitam, até certo ponto, correr algum risco para obter uma maior rentabilidade. Entretanto, os moderados também costumam manter a maior parte do seu dinheiro em aplicações mais seguras, assim como os conservadores.

Por fim, o perfil agressivo é o daquelas pessoas que aceitam correr riscos, desde que o retorno seja proporcional a esse risco. Assim, se alguma aplicação é bastante arriscada, desde que a recompensa seja alta, para pessoas com esse perfil não há problemas.

Normalmente, os agressivos gostam de aplicações em Bolsa de Valores, que podem ser arriscadas, mas também pode garantir um ótimo retorno.

Invista o seu dinheiro com a ajuda de um assessor de investimentos

Após a identificação do seu perfil como investidor, o próximo passo do assessor de investimentos é te auxiliar na montagem de uma carteira de investimentos que seja compatível com o seu perfil.

Por fim, o assessor continuará monitorando continuamente o mercado e a sua carteira, podendo oferecer novas aplicações sempre que houver uma boa oportunidade no mercado.

A principal vantagem desse serviço é que ele é inteiramente gratuito. Sabia disso?

Quando você investe por meio de uma que conta com o serviço de assessoria, quem paga os honorários desse assessor é a própria corretora, mas, para isso, o assessor deve prestar um ótimo serviço a seus clientes.

É por esse motivo que a carteira de clientes de um assessor de investimentos é bem menor do que a de um gerente de banco, por exemplo. Assim, esse profissional terá condições de realmente prestar um atendimento próximo para os seus clientes e ajudá-los a ter os melhores resultados em seus investimentos.

Saiba mais sobre a assessoria de investimentos

Se você tem interesse em conhecer um pouco mais sobre a assessoria de investimentos, te convidamos a ler dois outros artigos publicados aqui na EuQueroInvestir sobre esse assunto. Confira:

Considerações finais

A história de Andreia, nossa primeira cliente, nos mostra que a educação financeira é fundamental para quem deseja ter os melhores resultados em seus investimentos.

Quando você conhece o mercado e tem a curiosidade de pesquisar, descobre que há um universo inteiro de investimentos fora dos bancos, que é muito mais lucrativo.

Investir por meio de uma corretora é simples e gratuito, pois a grande maioria dessas empresas isenta os seus clientes das principais taxas que são cobradas nos grandes bancos.

Esperamos que você também possa ter o mesmo sucesso que Adriana e conte conosco nessa jornada.

Bons investimentos!