Amazon lidera o ranking das piores empresas do ramo

Tatiane Lima
Jornalista, redatora sênior. Tecnóloga em Recursos Humanos e MBA em Comunicação e Marketing. Apaixonada por empreendedorismo criativo. Atuei nos três setores, com hard news, jornalismo on, off e redação publicitária.
1

Crédito: Reprodução Bryan Angelo/ Unsplash

A Amazon encabeçou a lista das empresas do setor tecnológico consideradas como as que mais causam danos à sociedade. A relação foi elaborada pela revista americana Slate, que consultou a opinião de especialistas e elencou diversas marcas. Além da Amazon, foram citados Facebook, Alphabet (dona do Google), Uber, Apple e Microsoft.

Devido aos constantes escândalos relacionados a questões de segurança, houve um crescimento dos questionamento e investigações em torno das empresas de tecnologia. Assim, problemas com a proteção de dados e a desinformação foram apurados e levados ao julgamento informal no setor. Essa instabilidade estremeceu a credibilidade das companhias, que se viram expostas em uma classificação nada positiva.

Então, para compor a lista, vários especialistas em tecnologia, profissionais do jornalismo e da advocacia foram convidados pela revista. O objetivo dos participantes era enumerar as empresas de tecnologia que mais causavam preocupação. Portanto, foram elencadas 23 empresas e o pódio foi composto pela Amazon, Facebook e Alphabet (Google).

Amazon na liderança

Em primeiro lugar no ranking, a Amazon foi indicada como uma companhia que colabora para o fechamento de lojas locais. Bem como também contribuiria para adversidades em outros mercados, tais como jornalismo e música. Além disso, a situação de trabalho precária a que são submetidos os empregados da empresa pesou contra. Juntamente com os apontamentos sobre a falta de monitoramento adequado da plataforma, que viabiliza o risco de falsificações.

Em seguida, atrás da Amazon, Facebook aparece sendo considerada uma companhia que detém o poder acima de qualquer governo. Aliás, a ambição por receita do presidente executivo da empresa, Mark Zuckerberg, foi criticada.

Por fim, a Alphabet, proprietária do Google, assume a terceiro posição sob a principal alegação de dominar o âmbito de anúncios digitais.

Abaixo, veja a lista completa com as piores empresas de tecnologia, segundo a revista Slate:

1. Amazon;
2. Facebook;
3. Alphabet (Google);
4. Palantir Technologies;
5. Uber;
6. Apple;
7. Microsoft;
8. Twitter;
9. ByteDance;
10. Exxon Mobil;
11. Huawei;
12. LiveRamp (formerly Acxiom);
13. Tencent;
14. Tesla;
15. Disney;
16. Verizon;
17. SpaceX;
18. 23andMe;
19. Oracle;
20. 8kun (formerly 8chan);
21. Cloudflare;
22. IBM;
23. Anduril Industries.