Como viver de renda?
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Notícias
Alupar (ALUP11): conselho aprova participação em leilões de transmissão

Alupar (ALUP11): conselho aprova participação em leilões de transmissão

O Conselho de Administração da Alupar (ALUP11) aprovou a participação no leilão 01/2021 da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), de transmissão de energia, marcado para 30 de junho.

O leilão nº 01/2021 visa a concessão de serviço público de transmissão pela menor receita anual permitida para cada lote, incluindo a construção, a montagem, a operação e a manutenção das instalações de transmissão, pelo prazo de 30 anos, contado da data de assinatura do contrato.

O leilão de transmissão nº 1/2021 contempla 524 km de linhas de transmissão e 2.570 MVA de capacidade de transformação, distribuídos em 5 lotes. Estimam-se investimentos da ordem de R$ 1,02 bi e geração de 2.040 empregos diretos, distribuídos em seis Estados – Acre, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Rondônia, São Paulo e Tocantins.

A companhia aprovou ainda a participação no Leilão A-3 (com início de suprimento em 1º de janeiro de 2024) e no Leilão A-4 (em 1º de janeiro de 2025), para a compra de energia elétrica de novos empreendimentos de geração de energia elétrica, proveniente das fontes hidrelétrica, eólica, solar fotovoltaica, térmica a biomassa e de Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs).

Os certames estão previstos para ocorrer em 25 de junho. Conforme o Ministério das Minas e Energia, têm o objetivo de suprir o crescimento de mercado das distribuidoras do Sistema Interligado (SIN).

O foco será nos anos de 2024 e 2025, respectivamente. Além disso, terão diferentes prazos de Contrato de Compra de Energia no Ambiente Regulado (CCEAR).

Para a classificação dos lances nos leilões será utilizada a metodologia de análise de quantitativos da capacidade remanescente do SIN para escoamento de geração estabelecidos na Portaria MME 444, de 2016. Além disso, terão ajustes adicionais previstos pela presente Portaria.

Podem participar empreendimentos de fonte eólica, solar fotovoltaica e hidrelétrica na modalidade por quantidade no Leilão “A-3” de 2021. Este terá início de suprimento em 2024.

Além disso, também entrar empreendimentos termelétricos a biomassa na modalidade por disponibilidade. Para o Leilão “A-4”, serão permitidas as mesmas fontes, porém com início de suprimento em 2025.

Plano & Plano (PLPL3): alteração acionária relevante

A Plano & Plano (PLPL3) informou que a Truxt Investimentos passou a administrar um total de 17.859.300, correspondentes a 8,74% do total.