O que é alocação de ativos? Descubra aqui como ela pode te ajudar

Ana Paula Schuster
Colaborador do Torcedores
1

A alocação de ativos é uma das estratégias que existem hoje em dia para quem investe e está diretamente ligada à diversificação.

Dessa forma, todas as pessoas que desejam começar a aplicar seu dinheiro precisam entender mais sobre essa técnica para que possam obter uma melhor relação entre risco e retorno. Descubra o motivo.

O termo é usado para definir uma tática no mercado financeiro para arrecadar lucros a longo prazo. Porém, com um risco menor. Assim, ela busca a melhor relação entre risco e retorno, para fazer com que as escolhas se tornem rendas maiores e custos mais reduzidos.

A prática do mercado financeiro tenta prever uma boa carteira, com ativos diversificados. Portanto, a ideia é garantir uma boa rentabilidade de ativos através da redução de riscos ao longo prazo.

Esta estratégia é importante para que o investidor tenha uma noção de como se planejar para o futuro em seus investimentos. Então, o principal objetivo é realizar um planejamento com foco e aumentar as chances de ganhos.

Alocação de ativos: quais são os benefícios?

A forma de aplicar o dinheiro tem várias vantagens para quem deseja fazer suas aplicações. Isso inclui o fato de ser uma carteira variada com muitos ativos diferentes e focar em lucros a longo prazo com o mínimo de risco.

É muito comum usar a técnica no mercado financeiro porque ela permite que o locador não se preocupe com seus investimentos. Além disso, é preciso ressaltar que a alocação de ativos é responsável por 90% da variação de retorno em suas ações. Outros benefícios são:

Redução de riscos

Como as suas escolhas têm projeção a longo prazo, há poucos riscos de perda. Isso porque, mesmo que haja pequenas variações negativas, se as empresas têm perspectiva para bons resultados, há mais chances futuras de que elas se recuperem.

Otimiza o tempo

A estratégia é importante porque não requer que o investidor acompanhe os investimentos o tempo todo. Dessa forma, os investimentos permanecem na sua carteira por períodos bem mais longos do que as aplicações de curto prazo.

Facilidade

Um dos principais motivos para escolher esse estilo é porque é simples. Diferente de outras formas de lucrar, aqui é preciso fazer escolhas seguras apenas uma vez. Depois, disso, o tempo e os recursos necessários para ele são mínimos.

Reduz custos

Para montar a sua carteira é preciso escolher opções baratas com grande potencial para subir. Com isso, ela custa menos, mas se mantém sólida e poderá dividendos interessantes no futuro.

Classes de ativos

Os ativos são divididos em algumas classes e cada uma tem suas características próprias. Dessa forma, antes de começar a aplicar seu dinheiro é crucial entender as diferenças entre as principais delas.

  • Renda fixa – tem previsão de rendimento e prazo definido, pode ser híbrida ou pré ou pós fixada;
  • Câmbio – é o investimento em moedas de outros países como dólar, euro e libra;
  • Renda variável – é característico de mercado de ações. O lucro varia conforme o momento, assim não tem um ganho fixo e pode ter perdas, pois possuem um risco mais elevado;
  • Fundos de investimentos – é um grupo de pessoas ou empresas que reúnem recursos e aplicam de forma coletiva em outros ativos.

Estas são as formas mais tradicionais, mas existem outras e para conhecê-las é preciso estudar sobre investimentos. Isso porque, existem muitas modalidades e inúmeras operações de alocação de ativos.

A alocação de ativos requer cuidados

Mesmo que seja prático deixar sua carteira rendendo há quem prefira manter certos cuidados. Esta é a tática chamada de Constat Mix, ou seja, mistura constante que é chamada assim por ligar a modalidade com uma inspeção periódica.

O empreendedor que opta por este estilo está sempre atento às variações do mercado. Assim, faz ajuste em suas contas para manter as melhores escolhas disponíveis.

A alocação é uma das principais estratégias para quem deseja começar a investir. Isso porque, ela funciona a longo prazo e é muito prática e segura, com chances de render bons retornos no futuro.