Vivendo de Renda com Ações
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Notícias
Money Week: Alice Porto fala sobre canal Contadora na Bolsa e declaração de IR de renda variável

Money Week: Alice Porto fala sobre canal Contadora na Bolsa e declaração de IR de renda variável

O terceiro dia da Money Week, maior conferência online de investimento do país, recebeu Alice Porto, especialista em contabilidade para investidores e criadora do site, canal do youtube e perfil no Instagram Contadora da Bolsa, todos populares com milhares de acessos.

Em entrevista à Fabiana Panachão, nesta quarta-feira (27), Alice falou sobre como declarar o imposto de renda variável e deu dicas de pontos que merecem atenção no momento da declaração desse tipo de IR.

Antes, porém, a especialista relatou os motivos que a levaram a seguir essa área e como surgiu a ideia de criar o seu canal. Segundo ela, entrou nesse ramo porque não encontrou ninguém no mercado que fizesse a declaração de renda variável. Isso a estimulou a conhecer melhor a área e se aprofundar no assunto.

Sobre o canal, a iniciativa surgiu por causa de seu perfil comunicativo. Alice conta que assumiu um papel mais sério em seus primeiros vídeos. Observando que a personagem daqueles vídeos não representava, de fato, quem ela era, resolveu criar um perfil mais espontâneo.

Alice Porto criou dois perfis no Instagram. Ela conta que o “mais sério” teve um total de 300 seguidores, enquanto o outro, com estilo mais espontâneo, ultrapassou os 10 mil em pouco tempo.

Publicidade
Publicidade

Dicas para quem tem que declarar IR na renda variável

Alice deu dicas para pessoas que precisam declarar o IR na renda variável. Segundo ela, o investidor precisa ter em mente que, a partir do momento em que  entrar na Bolsa, necessitará fazer a declaração. “Um real na Bolsa já precisa fazer a declaração”, explica.

Outro fator importante, de acordo com a especialista, é que em todos os meses o investidor precisa fazer o recolhimento. A rotina, porém, é leve. Segundo Alice, assim que encerrar o mês, é necessário fazer os cálculos para ver se houve prejuízos ou lucro isento.

Com o lucro isento, elucida, não é preciso pagar o imposto de renda. No entanto, ressalta que no caso do lucro tributário é preciso fazer o recolhimento via DARF (Documento de Arrecadação de Receitas Federais), que vence no último dia útil do mês seguinte à operação.

Organização

Alice reforçou a importância da organização para não se prejudicar com o IR de renda variável. Ela salientou que é possível se organizar registrando os extratos em uma planilha própria. Além disso, aconselhou a ter toda a documentação arquivada para casos de fiscalização da Receita Federal.

Segundo a especialista, raramente a Receita chama o investidor para cruzar dados quando todos os arquivos da Bolsa estão registrados na declaração do IR.

Ela disse que é sempre importante juntar os extratos e focar nos dados da nota de corretagem (um modelo similar ao de uma nota fiscal, mas da Bolsa de Valores) e nos informes de rendimento.

Fundos imobiliários e investimento no exterior

Alice também falou sobre as declarações de IR em fundos de investimentos imobiliários e investimentos no exterior. De acordo com a especialista, os fundos imobiliários seguem as mesmas regras do IR de renda variável. A única diferença é que os prejuízos do fundo imobiliário são compensados apenas com lucros dessa mesma categoria. Além disso, o fundo de investimento imobiliário tem uma alíquota única de 20%.

Em relação aos investimentos no exterior, conforme explica, a tributação é completamente diferente. Segundo ela, não tem compensação de prejuízo, os dividendos são tributados e a isenção é US$ 35 mil.

Alice também relata que pretende começar a produzir conteúdos para declaração no exterior muito em breve na sua página do Instagram.

LEIA MAIS:

Money Week: gestor Henrique Bredda vê cenário econômico positivo no Brasil

Money Week: trader Moises Beida fala sobre análise técnica e a tentativa de “projetar o futuro”