Alesp aprova redução de 30% em salários dos deputados

Daniele Andrade
Jornalista formada pela Universidade Positivo, pós-graduada em Mídias Digitais. Atualmente cursa bacharel em História. Gosta de produzir reportagens sobre política tanto nacional quanto internacional, economia e tecnologia.
1

Crédito: Divulgação / ALESP

Foi aprovado pela Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) o projeto que reduz os salários dos deputados estaduais e funcionários comissionados. Foram 85 votos a favor do projeto, com apenas um contrário e uma abstenção na quinta-feira (30). As informações são do portal G1.

O valor dos salários será doado ao governo do estado, para auxiliar no combate ao coronavírus e nas medidas administrativas emergenciais. De acordo com o G1, as medidas vão passar a valer a partir desta sexta-feira (01).

Reduções nos salários da Alesp

O projeto aprovado pede que o salários dos parlamentares sejam reduzidos em 30%. Além da redução de até 20% no salário e benefícios de cargos comissionados, e corte de 40% nas verbas dos gabinetes.

O desconto dos 2.561 funcionários comissionados será feito por meio de escalonamento. Não haverá corte para os servidores que ganham até o teto do INSS, cerca de R$ 6.100. Já os servidores comissionados que ganham até 10 salários mínimos, o corte será de 10%. Quem ganha acima vai permanecer com corte de 20%.

Além dessas reduções, foi aprovado a doação de 80% do Fundo Especial de Despesas da Casa. No momento, vão ficar suspensos os pagamentos de Licença Prêmio em dinheiro. 

De acordo com Cauê Macris, presidente da Alesp haverá redução em até 40% dos contratos em execução. Segundo o G1, todas as ações somam em R$ 320 milhões, que serão enviados ao Governo de São Paulo.

 “Cortamos na própria carne. Temos responsabilidade com a população de São Paulo e demos nossa contribuição para o combate ao Covid-19.”, afirmou Macris, presidente da Alesp. Os cortes significam 25% do Orçamento do Poder Legislativo para este ano.

Uma das formas mais eficientes de identificarmos o nosso perfil de investidor, é realizando um teste de perfil.

Você já fez seu teste de perfil? Descubra qual seu perfil de investidor! Teste de Perfil

Confira as medidas aprovadas pela Alesp:

  • Redução em 30% do salário dos deputados estaduais;
  • Redução em 40% das verbas de gabinete dos parlamentares;
  • Redução de até 20% do salário e benefícios dos cargos comissionados;
  • Suspensão do pagamento da licença prêmio em dinheiro enquanto dure a calamidade;
  • Doação de 80% do fundo especial de despesas do Legislativo para o combate à pandemia;
  • Revisão e enxugamento de contratos do Legislativo, que chegam a até 40% dos contratos.

LEIAS MAIS:

Empresas querem compensação fiscal de doações para pandemia

Ibovespa avança 10,25% no mês, no melhor abril em 11 anos