Air Italy suspende voos e anuncia liquidação

Paulo Amaral
Jornalismo é meu sobrenome: 20 anos de estrada, com passagens por grandes veículos da mídia nacional: Portal R7, UOL Carros, HuffPost Brasil, Gazeta Esportiva.com, Agora São Paulo, PSN.com e Editora Escala, entre outros.

Crédito: Reprodução/Wikimedia

Segunda maior companhia aérea da Itália, a Air Italy anunciou, nesta terça-feira (11), a suspensão temporária dos voos e a “liquidação in bonis” da empresa.

Roberto Spada, presidente da companhia, alegou à Agência Ansa que a decisão foi tomada pensando na segurança de funcionários e clientes.

Acesse esse material especial para avaliar resultados, performance e dividendos dos melhores FIIs no mercado.

“Por motivos de segurança e proteção tanto dos funcionários quanto dos passageiros, a partir de hoje vigora a suspensão técnica dos voos”.

Em comunicado oficial distribuído à imprensa, a Air Italy confirmou que manterá a agenda de voos somente até o dia 25 de fevereiro, mas não causará prejuízos aos clientes que já compraram passagens para datas posteriores.

Você sabia que algumas das maiores oportunidades de ganhos da bolsa estão nas Small Caps? Quer saber mais sobre essas ações e como investir? 

Acionistas

Acionistas da companhia fundada em 1963 e com sede na Sardenha, a Alisarda, que possui 51% das ações, e a Qatar Airways, dona de 49%, acumularam perdas de quase 400 milhões de euros apenas nos últimos dois anos e, por isso, aceitaram a determinação do presidente.

Paola de Micheli, ministra dos Transportes da Itália, por sua vez, não se mostrou satisfeita com a notícia que decretou o fim das atividades da companhia aérea e afirmou que espera a revisão da decisão.

“Não é aceitável a decisão de liquidar uma empresa de tamanha dimensão sem informar previamente o governo e sem avaliar seriamente as alternativas”, bradou, à Ansa.

“Portanto, espero que a Air Italy suspensa a deliberação até um encontro em que encontro que já tentaremos fazer nas próximas horas”, completou.

Um dos principais exercícios para a compra de uma ação é saber se ela está cara ou barata. Para isso, preparamos um material especial para ajudá-lo nesta análise.