EconomiaNotícias

Agente Autônomo de Investimentos – Profissão – O guia

Você sabe o que faz um Agente Autônomo de Investimentos? E será que você tem o perfil de um Agente Autônomo de Investimentos? Descubra no artigo!

Agente Autônomo de Investimentos
Crédito da imagem: Shutterstock
No Brasil, hoje, há quase cinco mil Agentes Autônomos de Investimentos, porém, é uma profissão que tem grande potencial de crescimento. Um espelho para o nosso país são os Estados Unidos, que têm 1,3 milhões de agentes autônomos em atuação no mercado financeiro.

Na recente pesquisa feita pelo site CNN Money, o “financial advisor”, ou, consultor financeiro, ocupa a sexta posição no ranking das profissões com os trabalhadores mais satisfeitos dos Estados Unidos.

Como por aqui a profissão ainda é novidade para muita gente, criamos um guia para você tirar as suas dúvidas, e quem sabe, descobrir que tem o perfil de um Agente Autônomo de Investimentos.

O que faz um Agente Autônomo de Investimentos?

Atuar como preposto, distribuindo e mediando títulos e valores mobiliários, derivativos e quotas de fundos de investimentos, respeitando as normas impostas pelas intuições que compõem o sistema de distribuição de valores mobiliários. Este é o papel de um Agente Autônomo de Investimentos (AAI), ou, Assessor de Investimentos.

dinheirama aai 1024x682 - Agente Autônomo de Investimentos - Profissão - O guia
Crédito da imagem: Reprodução/Internet

Na prática, isso significa que o Agente Autônomo de Investimentos ajuda o cliente a tomar as decisões certas na hora de investir o dinheiro. Cabe ao profissional AAI explicar o funcionamento das aplicações financeiras, tais como: ações, renda fixa, fundos de investimento, fundos imobiliários, derivativos e outros.

Os Agentes Autônomos de Investimentos conhecem as regras do mercado financeiro, bem como os riscos e o retorno das aplicações. Por isso, são as pessoas certas para aconselhar e tirar as dúvidas de quem pensa e quer investir.

O Agente Autônomo de Investimentos EuQueroInvestir

Na EuQueroInvestir – um dos três maiores escritórios de investimentos do Brasil e o único com o selo “Great Place To Work” – a função do Agente Autônomo de Investimentos vai ainda mais além. Aqui, muito antes de assessorar nossos clientes, temos a constante preocupação educacional, ou seja, nosso Agente Autônomo de Investimentos também contribui com a produção de conteúdo (artigos, newsletters, vídeos e palestras).

WhatsApp Image 2018 08 06 at 13.59.51 1024x682 - Agente Autônomo de Investimentos - Profissão - O guia
Crédito da imagem: Gabrielle Pilotto/Eu Quero Investir

Tudo para que o cliente/investidor entenda de maneira clara e objetiva (sem “economês”) os produtos indicados na montagem da carteira de investimentos.

Além de auxiliar na alocação de ativos, nosso Agente Autônomo de Investimentos estabelece contatos frequentes para situar seus clientes a respeito de assuntos que impactam ou possam impactar em seus investimentos.

Quer fazer parte da equipe EuQueroInvestir?

Mande agora o seu currículo pelo e-mail: [email protected]

Perfil de um Agente Autônomo de Investimentos

A primeira regra é gostar e, por consequência, entender o mercado financeiro. Falar bem, ter um bom convívio social e habilidade na área comercial também fazem parte do perfil de um bom Agente Autônomo de Investimentos.

Podemos ainda citar como outros itens do perfil de um Agente Autônomo de Investimentos: ser empreendedor, não se importar em não ter renda fixa e ter em mente que o sucesso dentro empresa depende de si mesmo.

O Agente Autônomo de Investimentos é o próprio chefe!

Imagem 2 1024x574 - Agente Autônomo de Investimentos - Profissão - O guia

Quer se tornar um Agente Autônomo de Investimentos?

Grande parte dos Agentes Autônomos de Investimentos são graduados ou estudantes de Economia, Administração ou Contabilidade, mas isso não impede que pessoas com outras formações ingressem na profissão. Como dito anteriormente, entender o funcionamento do mercado financeiro é o principal pré-requisito.

Porém, para exercer a função de Agente Autônomo de Investimentos, é necessário passar em um exame de certificação que é feito pela Ancord (Associação Nacional de Corretoras e Distribuidores de Títulos e Valores Mobiliários, Câmbio e Mercadorias). Essa prova é a garantia de que o candidato tem qualificação para assumir a função.

A aprovação depende do acerto de pelo menos 70% das 80 questões de múltipla escolha. Para fazer o exame, não é preciso ter ensino superior, basta ter o ensino médio completo.

WhatsApp Image 2018 12 05 at 11.00.11 1024x746 - Agente Autônomo de Investimentos - Profissão - O guia

Grupo XP prevê ampliação na quantidade de Agentes Autônomos de Investimentos

Em entrevista ao portal Infomoney, o sócio e diretor comercial do Grupo XP, Gabriel Leal, disse que para 2019, a meta da XP Investimentos é avançar dos atuais 4.200 Agentes Autônomos de Investimentos para os 6.500 Agentes Autônomos de Investimentos dentro do grupo.

Gabriel Leal 1024x682 - Agente Autônomo de Investimentos - Profissão - O guia
Gabriel Leal, sócio e diretor comercial do Grupo XP. (Crédito da imagem: Reprodução/Internet)

Para os que estão começando na área, ou pretendem investir na profissão, ele aconselha:

“A principal mensagem que gostaria de deixar é foco no longo prazo e muita qualidade no serviço prestado. O trabalho de assessoria financeira requer confiança, estabilidade e muita credibilidade para que seja, verdadeiramente, consistente. Basta um pequeno arranhão na nossa reputação, para tudo ir por água abaixo. Já estive algumas vezes em feiras americanas de investimentos e os profissionais realmente bem sucedidos a longo prazo, foram aqueles que construíram relacionamentos sólidos de 30 anos com seus clientes e plataformas de investimentos”, conclui Gabriel Leal.

Conhece o teste de perfil EuQueroInvestir?

Se ainda não, descubra agora se você é um investidor conservador, moderado ou agressivo!

Uma das formas mais eficientes de identificarmos o nosso perfil de investidor, é realizando um teste de perfil.

Você já fez seu teste de perfil? Descubra qual seu perfil de investidor! Teste de Perfil

Mostrar mais

Patrícia Auth

Patrícia Auth é jornalista formada pela Univali de Itajaí/SC. Trabalhou em impressos, como o Jornal de Santa Catarina, e também, como repórter externa na Rede Record e RBS TV. É casada, mãe da Lívia e adoradora de boa música e gastronomia.

Na equipe Eu Quero Investir, é responsável pela produção de vídeos, apresentação do EQI News e também escreve notícias para o site.

Entre em contato com a Patrícia pelo e-mail: [email protected]

Artigos Relacionados

Close