Advent vende participação na Easynvest para o Nubank

Giovanna Castro
Jornalista formada pela UNESP.
1

Crédito: Nubank compra 60% da Easynvest do Advent

O Advent anunciou nesta sexta-feira (11) a venda da sua participação de 60% na corretora de investimentos Easynvest para o Nubank, marcando, assim, um salto estratégico do banco digital no mercado de capitais.

Os termos e valores da transação, firmada na noite de quinta-feira (10), não foram divulgados. O negócio será realizado por meio de pagamento em dinheiro, segundo a revista Exame e, em sua maior parte, na trocas de ações.

Assim, o Advent, fundo investidor global de private equity, e outros acionistas da Easynvest se tornarão investidores do Nubank, maior banco digital independente do mundo.

Ferramenta ajuda na escolha de suas ações de acordo com balanços

“Juntos, Nubank e Easynvest têm uma incrível oportunidade de transformar o mercado de serviços financeiros na América Latina”, disse Brenno Raiko, Managing Director da Advent, em nota.

A venda da Easynvest e o investimento da Advent no Nubank estão sujeitos à aprovação pelo Banco Central e pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).

Nos últimos 24 anos, a Advent investiu US$ 3,7 bilhões em 27 empresas no Brasil de setores como serviços e serviços financeiros, saúde, industrial, varejo, consumo e lazer e tecnologia.

Dúvidas sobre como investir? Consulte nosso Simulador de Investimentos

 

Aumente seus ganhos. Consulte nossa Planilha de Monitoramento de Carteira

Planos futuros com a união

As duas empresas, Advent e Nubank, dizem estar alinhadas no ideal de descomplicação de serviços financeiros. “Nós desafiamos o status quo para criar uma nova geração de serviços financeiros, mais simples e centrada no consumidor”, disse David Vélez, fundador e CEO do Nubank.

“O panorama do mercado de investimentos no Brasil é repleto de produtos complexos, caros e cercados de conflitos de interesse. Unir forças com a Easynvest vai nos permitir replicar nossa visão de levar simplicidade e eficiência a mercados complexos, usando a tecnologia e o foco no cliente para democratizar o acesso a serviços financeiros de qualidade para todos”, completou.

Em seu site, o Nubank afirma que “com essa união, a gente vai começar uma revolução: o jeito Nubank de criar produtos fáceis de usar e que contam com um atendimento incrível vai chegar ao mercado de investimentos”.

A empresa citou ainda que vê os investimentos como parte fundamental do planejamento financeiro e pontuou o crescimento de 75% no número de investidores pessoa física na bolsa entre dezembro de 2019 e agosto deste ano, o que mostra que o brasileiro está cada vez mais interessado nesse mercado.

Como deve ocorrer a fusão

Após a aprovação da transação, será realizada uma integração gradual, em que clientes do Nubank passarão a ter acesso a produtos da Easynvest, informou a Exame.

“Não vemos necessidade de fazer uma integração acelerada”, disse Vélez. “O cliente não precisa de acesso a tantos produtos e à plataforma completa que a Easy tem. Provavelmente, vamos aumentar a oferta aos poucos”, completou.

“Muitos de nossos clientes estão com produtos, fora do Nubank, que não fazem sentido. Poupança, fundos de renda fixa. Com a oferta de poucos produtos já será possível melhorar as decisões de investimentos que eles tomam”, explicou.

Outro objetivo da parceria é o investimento na educação financeira. Informações sobre o tema já são oferecidas pelo site do Nubank, mas isso será reforçado, com foco em investimentos.

A Easynvest tem um canal próprio e programas diários sobre o tema, com Samy Dana e Dony De Nuccio.

A Easynvest

A Easynvest é focada no desenvolvimento de tecnologia e inovações em serviços financeiros, com mais de R$ 23 bilhões de ativos sob custódia.

Foi também uma das primeiras a oferecer acesso online à bolsa de valores no Brasil, em 1999, e a primeira a oferecer acesso por aplicativo mobile ao mercado de renda fixa, em 2016, explicitou a nota.

O Advent celebrou o compromisso de investimento com a Easynvest em março de 2017. Hoje, a plataforma é a maior plataforma digital de investimentos independente do Brasil, com 1,5 milhão de clientes.

“A empresa mais que quadruplicou sua base de clientes no período. Foi uma experiência incrível trabalhar ao lado do time de executivos e sócios da Easynvest, sempre com o objetivo de oferecer a melhor plataforma de investimentos do país, ajudando e ensinando os brasileiros a investir melhor e de uma forma descomplicada”, disse Mario Malta, Managing Director da Advent em São Paulo.