Ações da Tesla (TSLA34) crescem com entrada da montadora no índice S&P 500

Karin Barros
Colaborador do Torcedores

Crédito: Reprodução Instagram Tesla

A S&P Dow Jones Indices anunciou nesta segunda-feira (16) que a montadora de carros elétricos, baterias gigantes e solares será incluída ao índice de referência antes da negociação, prevista para o dia 21 de dezembro, segundo o site CNBC.

Com base nos preços de fechamento desta segunda, a Tesla seria uma das 10 empresas mais valiosas do índice.

As ações da Tesla dispararam mais de 13% nas negociações estendidas no noticiário, já que os gestores com fundos que acompanham o S&P 500 precisarão comprar as ações para seus portfólios.

A empresa, liderada pelo CEO Elon Musk, é muito valiosa para inclusão no S&P 500 – o valor de mercado mínimo dela é de US $ 8,2 bilhões – mas existem outros fatores que mantiveram Tesla fora.

A composição do S&P 500 é determinada pelo que é conhecido como “Comitê de Índice” no S&P Dow Jones Indices, que analisa fatores quantitativos e qualitativos.

Conheça a FinTwit, o maior fórum de finanças do mundo.

Hoje o Twitter é pauta na Money Week.

Tesla já foi negada

A Tesla foi desprezada em setembro depois de atender aos critérios para ser incluído no índice, mas não foi inicialmente escolhido pelo comitê.

As empresas devem relatar quatro trimestres consecutivos de lucro, conforme determinado pelos princípios contábeis geralmente aceitos nos EUA (GAAP).

A Tesla relatou recentemente seu 5o trimestre consecutivo de lucro sobre a receita do terceiro trimestre de US $ 8,77 bilhões.

A empresa também informou que entregou 139.300 veículos durante o terceiro trimestre, um novo recorde para a Tesla.

Processo super protegido

O comitê se reúne trimestralmente para reequilibrar o índice, embora as empresas possam ser adicionadas ou removidas do S&P a qualquer momento.

Dada a natureza potencialmente movente do mercado de adições e exclusões do índice, o processo é rigidamente protegido. Mesmo as empresas que serão adicionadas não recebem nenhum aviso prévio.

Leia mais

Tesla abre último pregão de agosto com desdobramento 5 por 1 das ações

Elon Musk: conheça a história do bilionário que está bombando em 2020