Abear: Demanda por voos domésticos sobe na comparação com setembro

Paulo Amaral
Jornalismo é meu sobrenome: 20 anos de estrada, com passagens por grandes veículos da mídia nacional: Portal R7, UOL Carros, HuffPost Brasil, Gazeta Esportiva.com, Agora São Paulo, PSN.com e Editora Escala, entre outros.
1

Crédito: Abear

A Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear) divulgou, nesta segunda, que a demanda por voos domésticos em outubro cresceu em relação a setembro. Segundo o órgão, que compilou dados a partir da Agência Nacional de Aviação (Anac), a alta foi de 31,3%.

“Ainda sofrendo com os impactos da pandemia do novo coronavírus, o setor já começa a observar uma retomada”, pontuou a Abear, em nota postada em seu site oficial.

No comparativo com o mesmo mês do ano passado, no entanto, a medida por passageiros quilômetros transportados (RPK) registrou queda de 44,7% em outubro, em relação ao mesmo período de 2019.

Conquiste sua Independência Financeira. Conheça os 4 Pilares para Investir

A Abear informou ainda que a oferta calculada em assentos quilômetros ofertados (ASK) teve retração de 41,2% na mesma comparação, com o aproveitamento das aeronaves ficando 5 pontos percentuais abaixo, em 79%.

Segundo o órgão, foram transportados em outubro 4,1 milhões de passageiros, recuo de 51,1% na comparação mesmo mês do ano passado.

Mercado internacional tem queda maior, segundo Abear

A Abear divulgou que, em relação ao mercado internacional, a queda na demanda na comparação com outubro de 2019 foi ainda maior, batendo em 88,2%.

“A oferta registrou redução de 73,7% na comparação anual, com a taxa de ocupação dos aviões de 38%, retração de 46,9 pontos percentuais”, explicou o órgão.

“Ao todo, foram transportados 183,1 mil passageiros, queda de 90,3% diante de outubro de 2019”, complementou.

Assim como no caso anterior, os números apresentaram crescimento na comparação com setembro deste ano, demonstrando que o setor, pouco a pouco, vem recuperando seu fôlego.

A Abear informou que, de setembro para outubro, a demanda internacional cresceu 20,5%, enquanto a oferta de assentos subiu 24,2%.

Confira a programação da Money Week

A terceira edição da Money Week, maior evento online de Investimentos da América Latina, começou nesta segunda-feira, dia 23, e vai até sexta-feira (27). As palestras são totalmente online e gratuitas.

O evento contará com palestras de 70 personalidades. Participarão do evento Luiz Barsi Filho; Louise Barsi; Sergio Zimerman, o CEO da Petz (PETZ3); o ministro da Infraestrutura Tarcísio Freitas, entre outros.

Confira aqui a programação da Money Week.