A Startup Enxuta: livro apresenta modelo de negócio inovador e eficiente

Giovanna Castro
Jornalista formada pela UNESP.
1

Crédito: A Startup Enxuta é um livro de Eric Ries -Foto: Reprodução

Para Eric Ries, é necessário ter método e inovar continuamente para ter negócios bem-sucedidos. E é sobre isso que fala seu livro, A Startup Enxuta, que já possui mais de 1 milhão de cópias vendidas.

No best-seller, o autor apresenta um modelo de negócio que visa a aumentar a probabilidade de sucesso na criação de empresas e produtos. Tudo é baseado em métricas de validação do progresso, com objetivo de otimizar a produção.

Essas métricas são baseadas em experiências reais de empresas que tiveram sucesso ou não. Levam em conta o desperdício de tempo e recursos, estratégias de pesquisa sobre os reais desejos dos clientes e flexibilidade na produção. Tudo isso criado de forma que seja possível mudar a direção da empresa sempre que necessário.

Tio Huli, EconoMirna, Natalia Dalat e outros tubarões dos Investimentos.

Não perca!

Além do método, Ries conta histórias reais de empresas que implementaram esse método e como elas se transformaram. Mesmo carregando o nome “startup”, os ensinamentos do livro podem ser utilizados em qualquer tipo de negócio.

A Startup Enxuta é uma das dicas de leitura recomendada pelos especialistas da EQI Investimentos. Obras que eles leram, gostaram e indicam.

Ries aprendeu com a falência de sua própria startup

Eric Ries, no começo de sua carreira, abriu uma startup do zero com um amigo, e ela quebrou. Foi assim que ele adquiriu os conhecimentos que possui sobre empreender: sentindo as dificuldades na pele e, principalmente, aprendendo com elas.

A grande lição que levou sobre tudo isso foi que, quando uma empresa vai à falência, não necessariamente é culpa da ideia. Existem métodos empresariais para guiar uma ideia ao sucesso, sem os quais, fica difícil emplacar um bom produto ou serviço. Ou, se ele for emplacado, pode ser difícil manter-se no poder por muito tempo.

Nesse sentido, é a gestão, o dia a dia na empresa, que vai determinar o seu sucesso. Sem descartar uma boa ideia, é claro, o livro defende que uma empresa é uma instituição, não só um produto. Por isso, deve ser pensada e elaborada como tal. Deve-se levar em consideração todas as suas camadas, pessoas, processos e sua cultura.

Ao criar um negócio, além de ter uma boa ideia, é necessário saber que há toda uma metodologia para empreender e sustentar um negócio. E a combinação desses dois fatores é praticamente infalível.

A Startup Enxuta tem uma cultura de inovação contínua

O modelo de sucesso passa pela inovação contínua. O autor defende que é preciso buscar constantemente evoluir e melhorar os processos produtivos. Utilizar as métricas, dados e matemática a favor da empresa. Afinal, sabendo onde se está errando, onde é possível melhorar e o que o mercado deseja, fica mais fácil definir qual a direção a se seguir.

Para Ries, o empreendedorismo é uma cultura, algo que está no modo de olhar as coisas e não necessariamente no status de dono de empresa. É por isso que muitos donos de empresa não são empreendedores. E muitas pessoas que sequer têm seus próprios negócios, são.

Mais importante do que acertar, é aprender com os erros e saber se reinventar. Dessa forma, uma startup pode começar, falir e então, ser reestruturada de forma que suas falhas sejam corrigidas. É assim que se alcança a excelência, segundo o autor.