A partir de sábado (11), Cadastro Positivo poderá ser consultado online

Daniele Andrade
Jornalista formada pela Universidade Positivo, pós-graduada em Mídias Digitais. Atualmente cursa bacharel em História. Gosta de produzir reportagens sobre política tanto nacional quanto internacional, economia e tecnologia.
1

Crédito: Reprodução / Terraço Econômico

O histórico de pagamentos feitos tanto por pessoas jurídicas e físicas, poderá ser consultado a partir de sábado (11) por empresas de crédito. É nessa data que passa a valer a consulta dos pagamentos para quem se cadastrou, no chamado Cadastro Positivo.

Desde o dia 11 de novembro de 2019, os bancos tiveram de iniciar a transferência de dados de seus clientes para que futuramente as informações pudessem ser consultadas. A lei do cadastro positivo, determina que as informações sejam passadas a empresas de créditos entre outras instituições financeiras. Quando o objetivo é conseguir o empréstimo de valores.

A partir da consulta da empresa ao cadastro do cliente, essas instituições poderão avaliar o perfil da pessoa e decidir sobre a realização do empréstimo. O cadastro positivo surgiu com o objetivo de beneficiar os bons pagadores. Para conseguirem juros menores devido ao seu histórico, quando for preciso solicitar algum tipo de empréstimo.

A consulta dos dados vai estar disponível para as pessoas que foram avisadas. Seja por meio de SMS,email ou carta que o cadastro foi aberto. Segundo informações de Elias Sfeir, presidente da Associação Nacional dos Bureaus de Crédito (ANBC), em entrevista a Folha de São Paulo o processo está caminhando: “Devido ao enorme volume de informações a ser transferido, muitas instituições financeiras já enviaram os dados, mas outras ainda estão apenas iniciando este processo.”

Em relação a prazos para a transferência de informações Sfeir também comentou: “Não existe um prazo definido, mas esses dados são muito importantes, principalmente porque algumas pessoas não usam serviços financeiros e, portanto, só poderão ser incluídas no cadastro positivo com a entrada dos dados das empresas de serviços continuados.”

Solicitação ou exclusão do Cadastro Positivo

A informações cadastradas estarão disponíveis de forma gratuita, será possível atualizá-las ou alterá-las. Para quem não realizou a solicitação ao cadastro mas gostaria de possuir o acesso, é necessário solicitar a uma das quatro birôs, são elas: Boa Vista, Quod Gestora de Inteligência de Crédito, Serasa e SPC Brasil.

Após feita a solicitação, a empresa tem até dez dias para atender o pedido. Quem não quiser participar do programa, pode solicitar o pedido de exclusão a qualquer momento. Em até dois dias o pedido será atendido.