A melhor maneira de investir o seu dinheiro em três passos

O brasileiro tem se interessado cada vez mais por educação financeira e por formas de usar seu patrimônio da melhor forma possível. Quando estamos no início dessa jornada é muito comum se perguntar: Qual a melhor maneira de investir dinheiro?

Patrícia Auth
Patrícia Auth é jornalista formada pela Univali de Itajaí/SC. Trabalhou em impressos, como o Jornal de Santa Catarina, e também, como repórter na Rede Record e RBS TV. É casada, mãe da Lívia e adoradora de boa música e gastronomia.Na equipe EuQueroInvestir, é responsável pela produção de vídeos, e também escreve e edita artigos para o site.Entre em contato com a Patrícia pelo e-mail: patricia.auth@euqueroinvestir.com

Crédito: Business man showing you brazilian money.

[box type=”warning” align=”” class=”” width=””]Rapidamente você vai aprender que não existe uma fórmula pronta, mas existem muitas dicas que podem te ajudar nesse começo de trajetória.[/box]

É comum pessoas ficarem aflitas na hora de escolher onde colocar seu dinheiro, mas não se preocupe, nós vamos te ensinar em alguns passos simples a melhor maneira de fazer aplicações.

A melhor maneira de investir o seu dinheiro em três passos

Não se engane, é preciso estudar bastante para entender a amplitude de todos os produtos financeiros. Leia muito para aprender e se manter atualizado. Essas são as palavras de ordem.

Confira as nossas dicas!

Faça uma reserva de emergência

Pode ser que você se empolgue e queira investir em aplicações diferentes logo de cara, sem pensar muito no destino que esse dinheiro vai tomar. Mas, é preciso deixar claro que é de extrema importância que você faça uma reserva de emergência antes de tudo.

Para este fim, é preciso escolher um investimento seguro com liquidez diária. Imagine se você precisar de dinheiro devido a algum imprevisto, o valor será necessário imediatamente, por isso a liquidez diária é pré-requisito.

Ter uma reserva é dica fundamental sobre qual a melhor maneira de investir dinheiro.

Diversifique

Depois de definida e montada sua reserva de emergência, comece a pensar na sua carteira de investimentos. O ideal é fazer o teste de perfil do investidor para entender melhor que tipo de pessoa você é. Esse teste vai te ajudar a dividir o dinheiro que tem disponível para investir em diversas aplicações diferentes.

Não fique preso apenas a um produto financeiro, por mais que pareça super atrativo. Arrisque. Procure saber sobre fundos de investimento, aplique um pouquinho em cada produto da renda fixa e, estudando bastante, chegue na renda variável, talvez até na bolsa de valores.

E voltando a dica anterior, você pode fazer o seu teste de perfil, de graça, aqui mesmo no nosso site. É super rápido e fácil!

[banner id=”teste-perfil”]

Estabeleça prioridades

Agora que você já sabe qual é a melhor maneira de investir dinheiro, reflita consigo mesmo: o que eu quero fazer com esse valor?

Se você já tem uma reserva de emergência, pense em economizar para sua aposentadoria, por exemplo. Saiba também a hora de gastar o seu dinheiro. Quem sabe um investimento com retorno em curto prazo não seja bom para conseguir aquela viagem que você sempre quis fazer? Pense nisso!

Uma das formas mais eficientes de identificarmos o nosso perfil de investidor, é realizando um teste de perfil.

Você já fez seu teste de perfil? Descubra qual seu perfil de investidor! Teste de Perfil

Quando e onde investir

O primeiro passo sempre será conhecer seus limites, sua tolerância a risco. Não entender seus próprios limites pode levá-lo a tomar as piores decisões com seus investimentos.

Por este motivo, sugerimos que todo investidor - experiente ou iniciante - conheça seu perfil. Se busca obter ganhos mais altos aceitando certa volatilidade ou se prefere maior segurança com retornos garantidos.

Entender mais profundamente o seu perfil como investidor e seus objetivos quanto a prazos de investimentos é uma tarefa um pouco mais sofisticada que um teste feito em qualquer ferramenta na internet, exige uma análise mais criteriosa e dedicada para cada pessoa.

os perfis de investidores

Para ter uma visão precisa do perfil é preciso considerar histórico como investidor, fatores pessoais e até profissionais que um teste da internet não considera.

Esta é a função do Assessor de Investimentos

Entender o investidor em uma profundidade maior que um teste de perfil na internet. É a nossa função como uma empresa especializada em educação financeira.

O primeiro passo é fazer uma conversa de 5 a 10 minutos com um membro da nossa equipe para levantar as primeiras informações e então agendar a conversa com um Assessor de Investimentos. É ele quem vai se aprofundar no seu histórico como investidor, seu momento de vida, seus planos futuros e então te indicar para produtos recomendados para seu perfil de investidor.

Confirme seus dados no formulário abaixo e nossa equipe vai entrar em contato com você para fazer a avaliação de seu perfil e avaliar o alinhamento com seus atuais investimentos.