A Bitcoin e a Moeda

Você já pensou em comparar a bitcoin com papel moeda e ouro? Se não, deveria…

Arthur Severo
Arthur Severo Rodrigues é assessor de investimentos há mais de 11 anos. Possui as certificações ANCOR, CPA-20 e CEA. Foi trader de alta frequência do mercado de opções da BM&FBOVESPA por 3 anos, rentabilizando mais de 4000% seu investimento inicial. Também é entusiasta e investidor de criptomoedas, possui a certificação CBP (Certified Bitcoin Professional) emitido pela C4 - CryptoCurrency Certification Consortium. É formado em administração pela ESAG – UDESC.Celular: (48) 9 8824 1812 ramal: (48) 3031 3739 e-mail: arthur.severo@euqueroinvestir.com

Crédito: Prague, Czech Republic - January 1, 2000: Golden Bitcoins on a gold background .Photo (new virtual money )

O Bitcoin é uma moeda puramente digital (não existe fisicamente) que utiliza a tecnologia de criptografia para manter as transações mais seguras e confiáveis. Ela é totalmente descentralizada, não possui nenhuma autoridade central com poder sobre a criação/emissão dela. Sua oferta obedece a um protocolo previamente estabelecido e conhecido. Serão 21 milhões de bitcoins, portanto, o que determinará seu preço futuro será justamente a demanda.

A bitcoin possui todas as funções de uma moeda normal, são elas:

  • Medida de conta
  • Meio de troca
  • Reserva de valor

Medida de conta

A bitcoin ainda é pouco usada como referência direta de valor dos bens e serviços de nossa economia, porém, em diversas exchanges a criptomoeda possui uma taxa de câmbio com as moedas locais do país. É bem comum aqui no Brasil, por exemplo, vermos a cotação da bitcoin em dólares americanos e reais.

No mercado de criptomoedas, todas as altcoins (moedas alternativas que serão faladas nas nossas próximas publicações) são cotadas em bitcoins, servindo como medida de conta nesse caso também.

Meio de troca

Hoje notamos uma tendência crescente do número de estabelecimentos que aceita a bitcoin como forma de pagamento. Como será tratado mais a frente, a bitcoin possui alguns empecilhos para ganhar de fato mais relevância como moeda e um deles é a escalabilidade (neste caso, o tempo de confirmação das transações).

Grafico Candles e BitCoin

Para se considerar seguramente confirmada, uma transação leva em torno de 60 minutos, tempo demais para esperar na hora de pagar um cafezinho, por exemplo. Por outro lado, quando falamos de distâncias maiores, a troca por meio de bitcoins é mais rápida, menos burocrática e muito mais barata do que transações feitas via sistema financeiro convencional.

Com o avanço da tecnologia, implementação e melhoramentos dos protocolos, os problemas de escalabilidade principalmente para as pequenas transações deverão ser otimizados.

Reserva de valor

A bitcoin tem valor! No momento dessa publicação, U$7.000. Há quem diga inclusive, e eu partilho dessa opinião, que ela aos poucos irá substituir o próprio ouro como reserva de valor e seguro contra o papel-moeda. Alguns analistas já verificaram que ao se acirrar conflitos entre países (guerra), o preço da bitcoin subiu. Não descartamos a hipótese de ter sido mera coincidência, porém vale ficar de olho em fatos relevantes que fariam o ouro subir e analisar se o preço da bitcoin acompanhará essa mesma tendência, reforçando nossa tese.

Uma das formas mais eficientes de identificarmos o nosso perfil de investidor, é realizando um teste de perfil.

Você já fez seu teste de perfil? Descubra qual seu perfil de investidor! Teste de Perfil

Outro ponto interessante, seria aguardar um ciclo econômico completo, como ela foi criada apenas em 2009, logo após a última crise global, ainda não temos certeza de como ela irá se comportar em momentos de recessão econômica. No caso da criptomoeda o que conta um pouco contra atualmente é a volatilidade que conforme for ganhando maior adesão, sendo mais aceita e entendida, deverá diminuir.

Comparemos agora algumas propriedades da moeda. Há diversas bibliografias trazendo mais ou menos propriedades. Qualquer coisa pode ser usada como moeda, desde que haja confiança das partes sobre isso. As propriedades servem justamente para reforçar essa confiança.

Segue abaixo um quadro comparativo entre o ouro, o dinheiro e a bitcoin:

Esse foi um dos quadros comparativos mais completos que encontrei:

Curso de Iniciação em Criptomoedas

Escassez: a moeda não pode ser facilmente produzida

  • Bitcoin tem sua oferta limitada em 21 milhões;
  • Ouro limitado pela natureza;
  • Papel-moeda depende das políticas monetárias dos bancos centrais que podem imprimir ou reter o papel moeda como julgarem melhor.

Durabilidade: a moeda deve resistir ao tempo e as intempéries

  • A Bitcoin é perfeita, ela só existe eletronicamente;
  • Ouro possui uma durabilidade muito alta, talvez até perfeita, não enferruja nem se deteriora com o tempo;
  • O papel-moeda é bem mais fraco e frágil, não resiste ao tempo e muito menos a intempéries.

Transferibilidade: a moeda deve ser facilmente transportada e transferida

  • Bitcoin não precisa ser transportada, ela não sai NUNCA da blockchain, ela perde um pouco na escalabilidade das pequenas transações, mas ganha facilmente dos pares em questão, quando falamos de transações maiores e de distancias mais longas;
  • Ouro depende da quantidade e da distância para ser transportado e transferido, sendo fácil para pequenas quantidades e distancias e difícil para quantidades maiores e distancias mais longas;
  • Papel-moeda pode ser facilmente transportada eletronicamente também, apesar de termos que respeitar certas burocracias em determinados casos (para outros países, envolvendo taxas de câmbio e fronteiras).

Antes de seguir com o artigo…

Tire um tempinho para fazer o nosso teste de perfil e descubra se você é um investidor conservador, moderado ou arrojado.

BitCoin, compras celular

Divisibilidade: a moeda deve ser facilmente dividida

  • Bitcoin é perfeita, você NÃO precisa comprar uma bitcoin inteira, ela é divisível por 100.000.000 de partes (sua unidade mínima é 1 satoshi, ou seja, 0,00000001 bitcoin), sendo que caso se julgue necessário poderiam ser adicionados mais zeros após a vírgula para facilitar sua comercialização (convenção);
  • Ouro precisa de equipamentos certos e balanças de precisão para ter certeza que será dividido igualmente, logo nesse quesito recebe uma nota baixa;
  • Papel-moeda é facilmente dividido em notas menores e moedas.

Verificável: a moeda deve ser facilmente verificável de que de fato é a moeda

  • A bitcoin é verificada por toda a rede mundial através dos mineradores em alguns poucos minutos (assunto que também será tratado mais a frente);
  • O ouro precisa de profissionais e ferramentas específicas para ser verificado;
  • O papel-moeda possui alguns detalhes de segurança no caso das notas e moedas ou é verificado pelos mecanismos dos bancos e sistema financeiro no caso do dinheiro eletrônico.

Armazenável: a moeda deve ser fácil de armazenar

  • Bitcoin nunca sai da blockchain o que armazenamos com segurança são nossas chaves privadas (será abordado esse assunto nos próximos artigos), essas chaves privadas podem ser armazenadas de diversas maneiras sendo a mais segura através de hardwalletshardwares semelhantes a um pendrive, com dispositivos de segurança inquebráveis até o momento;
  • Ouro necessita espaço físico e é extremamente custoso caso optemos por armazená-lo em cofres de bancos;
  • Papel-moeda também necessita de espaço físico para grandes quantidades ou o pagamento de alguma taxa de manutenção de conta para guardarmos no banco.

Fungibilidade: a moeda pode ser substituída por outra de mesma espécie, qualidade e quantidade

  • Uma bitcoin é exatamente igual a outra Bitcoin, não é possível falsifica-la;
  • Ouro, a não ser que a pessoa seja um exímio conhecedor do metal, pode conter outros metais misturados e passar despercebidos pelas pessoas/investidores;
  • Papel-moeda pode ser falsificado, inclusive é algo até comum de ser ver nos dias de hoje, as notas falsas são muito parecidas com as verdadeiras.

Falsificação: a moeda deve ser difícil de falsificar

O comparativo para esse item pode ser utilizado igual a fungibilidade, inclusive diversos autores não tratam fungibilidade e falsificação como propriedades distintas.

Adesão: a moeda deve ser largamente adotada como tal

  • Esse é o tópico em que a bitcoin precisa melhorar e que vem ganhando relevância com o passar do tempo;
  • Ouro é muito adotado por governos, mas muito pouco adotado pelas pessoas;
  • Papel-moeda é largamente adotado pelas pessoas para efetuarem as mais diversas transações em suas economias e países.

São por essas razões observadas acima que eu, juntamente com milhares de outras pessoas, acredito que a bitcoin pode se tornar uma das moedas mais utilizadas pela sociedade. Ainda há inúmeros desafios e barreiras a serem transpostas, que conforme o tempo for passando e a confiança das pessoas aumentando, a demanda e adesão da criptomoeda deverão crescer exponencialmente.

Quando e onde investir

O primeiro passo sempre será conhecer seus limites, sua tolerância a risco. Não entender seus próprios limites pode levá-lo a tomar as piores decisões com seus investimentos.

Por este motivo, sugerimos que todo investidor - experiente ou iniciante - conheça seu perfil. Se busca obter ganhos mais altos aceitando certa volatilidade ou se prefere maior segurança com retornos garantidos.

Entender mais profundamente o seu perfil como investidor e seus objetivos quanto a prazos de investimentos é uma tarefa um pouco mais sofisticada que um teste feito em qualquer ferramenta na internet, exige uma análise mais criteriosa e dedicada para cada pessoa.

os perfis de investidores

Para ter uma visão precisa do perfil é preciso considerar histórico como investidor, fatores pessoais e até profissionais que um teste da internet não considera.

Esta é a função do Assessor de Investimentos

Entender o investidor em uma profundidade maior que um teste de perfil na internet. É a nossa função como uma empresa especializada em educação financeira.

O primeiro passo é fazer uma conversa de 5 a 10 minutos com um membro da nossa equipe para levantar as primeiras informações e então agendar a conversa com um Assessor de Investimentos. É ele quem vai se aprofundar no seu histórico como investidor, seu momento de vida, seus planos futuros e então te indicar para produtos recomendados para seu perfil de investidor.

Confirme seus dados no formulário abaixo e nossa equipe vai entrar em contato com você para fazer a avaliação de seu perfil e avaliar o alinhamento com seus atuais investimentos.