Bolsa de Valores: saiba o que é e como funciona o free float das ações

Humberto Maurício Pennacchia
null

Crédito: geralt / Pixabay

Antes de comprar determinada ação, o investidor deve avaliar alguns indicadores para saber se compensa o investimento ou não. Dentre esses indicadores, fique atento ao free float das ações. Nessa matéria, você entenderá tudo sobre o assunto.

 O que é free float?

O termo free float é bastante comum no mercado acionário. A palavra free quer dizer “livre” e float significa “circulação”. Em outras palavras, o termo free float mede a porcentagem das ações das empresas que estão com livre circulação no mercado. Vamos dar um exemplo bem simples de entender. Se determinada empresa tem 1000 ações e 25% de free float, quer dizer que 250 ações estão nas mãos dos acionistas minoritários e os outros 75% estão com os acionistas controladores ou em tesouraria.

É vantajoso para o investidor comprar ações com alto percentual de free float?

Sim, com certeza. Agindo assim, o investidor não fica refém dos acionistas majoritários. Afinal de contas, ninguém fica confortável comprando uma ação onde, de uma hora para outra, pode ter o seu capital fechado.

Quais são as vantagens para o investidor que compra ações com alto percentual de free float? 

As vantagens são várias:

a) As ações com elevado percentual de free float são mais líquidas, em outras palavras, é mais fácil de vendê-las em um momento de necessidade.

b) Se o número de ações com free float é alto, isso significa que o controle da empresa está mais pulverizado (dividido). Isso é bom, pois evita que um pequeno grupo dite as ordens na companhia.

c) Uma empresa com o capital acionário mais pulverizado tende a ter uma gestão mais profissional, isso acaba dificultando casos de corrupção. Pense comigo, quanto mais pessoas fiscalizando, menor é a oportunidade de acontecer algo ilícito.

Você sabe qual foi a primeira empresa listada em bolsa que teve o seu capital pulverizado? 

A primeira empresa a ter seu capital pulverizado em bolsa foi a Lojas Renner (LREN3). Atualmente, essa empresa conta com mais de 90% do seu capital pulverizado. Assim como a Renner, encontramos outros exemplos na bolsa brasileira com capital pulverizado, podemos citar: Gafisa (GFSA3) com 95% de free float e Embraer (EMBR3) com mais de 99% de free float.

Uma das formas mais eficientes de identificarmos o nosso perfil de investidor, é realizando um teste de perfil.

Você já fez seu teste de perfil? Descubra qual seu perfil de investidor! Teste de Perfil

Aprenda como calcular o free float das ações:

Para calcular o free float de uma ação é bem simples, basta dividir a quantidade de ações que estão no mercado pelo total de ações da empresa, incluindo-se as ações que estão em poder dos controladores.

Qual a exigência mínima de free float para que uma empresa ingresse no novo mercado da B3?

Para que isso aconteça, é necessário que a empresa tenha um free float mínimo de 25%. (O Novo Mercado é um segmento da bolsa destinado à negociação de ações emitidas por empresas que se comprometem com a adoção de práticas de governança corporativa adicionais em relação ao que é exigido pela legislação vigente).