Análises e PrevisõesInvestimentos

5 passos depois de sair da poupança

Débora Duarte e Bernardo Pascowitch, do Yubb

Avalie este artigo!

O brasileiro adora deixar o dinheiro na poupança. Pais criam poupanças para seus filhos, avós aconselham seus netos a guardar dinheiro e deixar na poupança, casais juntam parte de seus salários para colocar na poupança e, no futuro, comprar bens. Esses são cenários muito comuns no Brasil.

O que a maioria das pessoas não sabe é que a poupança não é um bom investimento e, ao deixar as suas economias lá, você pode até estar perdendo dinheiro. Isso acontece porque o rendimento da poupança é tão baixo que, muitas vezes, nem supera a taxa de inflação do país. Ou seja, você perde poder de compra! Clique aqui para comparar o rendimento da poupança com outros investimentos, você vai perceber que a diferença é grande.

Se você está querendo entender um pouco mais sobre investimentos e já entendeu que a poupança é uma opção ruim, muito provavelmente você está querendo tirar todo o seu dinheiro da poupança para começar a investir em produtos mais rentáveis. Mas como começar?

img-capa

Muitas pessoas sabem que investir é um hábito muito importante para ter uma vida financeira tranquila, mas não sabem por onde começar. Nesse post, vamos te mostrar as 5 primeiras coisas que você precisa saber depois de ter saído da poupança. Vem!

numero-um

Escolher o tipo de investimento

Os investimentos são divididos em renda fixa e renda variável. Na renda fixa, existem os títulos

públicos (Tesouro Direto) e os privados (CDBs, RDBs, LCIs, LCAs e outros produtos bancários). Na renda variável, são as ações da bolsa de valores, derivativos, criptomoedas e outras opções mais complexas.

Os investimentos em renda fixa são mais seguros do que a renda variável, já que possuem a garantia do Tesouro Nacional ou do Fundo Garantidor de Créditos (FGC). Em renda variável, você depende da volatilidade do mercado, ou seja, corre mais risco (e também pode ganhar mais).

O primeiro passo é decidir em qual tipo de investimento vai aplicar seu dinheiro. Se for em renda fixa, por exemplo, vai nos títulos do Tesouro Direto ou nos CDBs? Tenha isso bem definido para começar.

numero-dois

Procurar e comparar as opções

Entre no Yubb e procure as opções disponíveis. Existem diferentes tipos de produtos no mercado em que a rentabilidade depende da instituição, da liquidez, do prazo de vencimento e de muitos outros fatores. Ao entrar no Yubb, você vai ver o que existe disponível naquele dia de acordo com o que você precisa.

Se estiver atrás de um CDB, por exemplo, você precisa comparar se quer um CDB com liquidez diária ou com liquidez no vencimento. Precisa procurar as opções disponíveis em diferentes instituições para ver as características que mais te agradam e encontrar a melhor rentabilidade.

numero-tresAbrir conta na instituição

Normalmente, a rentabilidade dos grandes bancos não é boa. Ao escolher o melhor investimento para você, muito provavelmente ele não estará na mesma instituição que você já tem uma conta aberta. Ou seja, você vai precisar abrir uma conta de investimento na instituição financeira que escolheu. Pode ser um banco, corretora, distribuidora ou financeira.

Isso é muito simples, ok? A maioria das instituições possui plataformas em que é possível fazer tudo online e sem dor de cabeça. E o melhor? Abrir uma conta de investimento é um processo totalmente gratuito – não exige nenhuma taxa de abertura e muito menos de manutenção mensal.

numero-quatroTransferir o dinheiro e investir

Sua conta já está ativa? Agora é a hora de transferir o seu dinheiro! É o momento mais esperado: tire o dinheiro da poupança, mande para a sua conta corrente e transfira para a sua conta de investimento. Sim, a sua conta de investimento terá um número próprio e você poderá realizar as suas transferências diretamente para ela.

Assim que o dinheiro chegar na instituição financeira, você pode escolher o investimento que deseja e simplesmente clicar em INVESTIR. Parabéns! Você oficialmente saiu da poupança e fez o seu primeiro investimento =)

numero-cincoContinuar procurando e investindo

Não adianta tirar uma quantia da poupança, colocar em um investimento mais rentável e nunca mais investir. A ideia de sair da poupança está ligada ao fato de entrar no mundo dos investimentos e nunca mais sair.

Continue acompanhando a rentabilidade do seu investimento para não perder o hábito. E, principalmente, continue fazendo as suas economias para seguir procurando novas oportunidades de investimento e sempre ganhar mais!

Aproveite para descobrir qual seu estilo de investidor, faça o teste!

Uma das formas mais eficientes de identificarmos o nosso perfil de investidor, é realizando um teste de perfil.

Você já fez seu teste de perfil? Descubra qual seu perfil de investidor! Teste de Perfil

Gostou das dicas? Vai sair da poupança? Se tiver alguma dúvida ou comentário, deixe para nós do Yubb! =)

Débora Duarte

Débora é produtora de conteúdo no Yubb e formada em jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Bernardo Pascowitch

Bernardo é fundador e CEO do Yubb, buscador de investimentos totalmente gratuito para qualquer pessoa encontrar opções para aplicar melhor seu dinheiro. Bernardo é formado em direito pela Universidade de São Paulo (USP).

Filipe Teixeira

Filipe Teixeira é redator do Portal EuQueroInvestir. Gremista, filho dos anos 80, apaixonado por filmes, música, política e economia.

É também Coordenador da área de Marketing do EuQueroInvestir.com e do EuQueroInvestir A.A.I assessores de investimentos.

Me envie um e-mail: filipe.teixeira@euqueroinvestir.com
Ou então uma mensagem por WhatsApp: (51) 98128-5585
Instagram: filipe_st

Artigos Relacionados

Close