Investimentos

5 Formas eficazes de economizar dinheiro

Confira dicas que irão ajudá-lo a economizar e conquistar a independência financeira.

Avalie este artigo!

Você pretende se tornar um investidor, porém, na hora de quebrar o porquinho das economias, tudo que você conseguiu foram algumas moedas velhas rolando por cima dos cacos do pobre porco, que nunca foi bem alimentado, diga-se de passagem.

O que acontece é que, para você investir seu dinheiro é preciso aprender a guardá-lo antes. E isso, meus amigos, parece uma tarefa inofensiva, mas que reserva muitas armadilhas ao longo do caminho.

Para ajudá-los, escrevi esse prático artigo sobre as “5 Formas eficazes de economizar dinheiro”.

my dreams savings LY5H4GF 1024x683 - 5 Formas eficazes de economizar dinheiro
Crédito da imagem: Banco de Imagens EnvatoElements/By orcearo

Comunicação

A primeira forma de economizar seu dinheiro é se comunicando. Você pode procurar amigos ou especialistas para ajudá-lo nessa caminhada. Fale com amigos que já obtiveram sucesso com essa tarefa, ou, peça para que recomendem o profissional que os ajudou quando estavam na mesma situação que você, tentando sair da famosa “corrida dos ratos”.

cat and mouse in a luxury old fashioned roon PQYXWE5 1024x961 - 5 Formas eficazes de economizar dinheiro
Crédito da imagem: Banco de Imagens EnvatoElements/By Lifeonwhite
“Corrida dos Ratos” é um termo que ficou famoso no livro “Pai Rico, Pai Pobre”, de Robert Kiyosaki. O termo faz uma analogia entre um ratinho de laboratório e o trabalhador da Era Moderna. O ratinho com um esforço inútil para sair do seu labirinto, enquanto o homem moderno luta para deixar de ser apenas um trabalhador pagador de contas e fazer seu dinheiro trabalhar por ele.

Outro lugar que a comunicação se faz muito importante é na família. Quando há um esforço conjunto, quando todos remam para o mesmo lado para atingir um objetivo em comum, os resultados tendem a ser mais rápidos e consistentes. É importante que toda família e agregados (todos que gastam e ajudam em casa) estejam cientes e bem orientados do processo e das estratégias.


Uma das formas mais eficientes de identificarmos o nosso perfil de investidor, é realizando um teste de perfil.

Você já fez seu teste de perfil? Descubra qual seu perfil de investidor! Teste de Perfil


Enfim, a comunicação que cito aqui é voltada para a troca de experiências, identificação do problema e coleta de informações. Tudo isso irá ajudá-lo a entrar no “campo de batalha” mais preparado.

Organização

A segunda forma eficaz de economizar está ligada à organização. Uma vez bem orientado, chegou a hora de verificar a situação. É preciso quantificar todas as receitas e despesas, além de analisar as dívidas já feitas no passado. Após mapeada a situação corrente, deve-se analisar as saídas mais eficazes das dívidas e as estratégias mais coerentes para ampliar as receitas e reduzir as despesas.

Não é comum dois planos serem exatamente iguais, primeiro por dificilmente terem os exatos fluxos de entradas e saídas de caixa. Segundo, porque o plano precisa ser executado por pessoas, como eu e você, e cada pessoa tem uma disposição diferente de abrir mão dos prazeres imediatos.

Um plano de finanças pessoal exige disciplina, foco e muita resiliência para ter sucesso.

Essa organização deve ser periódica, e eu vejo duas maneiras de mantê-la visível: a primeira seria através de uma planilha de excel, e a segunda, através de algum aplicativo mobile.

Eu, particularmente, ainda sou muito adepto da planilha de excel, primeiro porque já trabalho com essa ferramenta para me manter organizado em outras áreas da minha vida. Segundo, porque eu gosto de construir minhas próprias planilhas, deixando o layout mais amigável e adaptado para minha visualização. Você pode optar também por baixar planilhas prontas, caso não tenha tanta familiaridade com o excel.

Abaixo, disponibilizo um modelo de planilha para download. Esse modelo de planilha já é uma ótima ferramenta de organização. Tenho planos de automatizá-la ainda mais, e quando isso acontecer, disponibilizo as novas versões para todos.

Modelo de Planilha de Finanças Pessoais

Além disso, noto que quando a planilha de excel é preferida, obriga a pessoa a sentar na frente do computador periodicamente para alimentá-la. Ou seja, uma planilha irá demandar um tempo (atenção exclusiva) para ser atualizada com os novos fluxos de gastos e receitas. Dessa forma é possível descobrir alguns insights e alinhar as estratégias com maior precisão.

Os aplicativos mobiles tem ganhado um espaço gigantesco nesse quesito também. Eles são muito funcionais, mas a sua personalização tem restrições, uma vez que tem por objetivo atender milhares de pessoas. Para quem gosta de algo mais ágil e na palma da mão, deve optar por essa modalidade. Eu gostei muito do Aplicativo Mobills.

Além da falta de personalização, o aplicativo acaba não recebendo as informações com tanta atenção. É tudo mais prático e rápido, portanto, a dica aqui é: tente dar a mesma atenção no preenchimento das informações que você daria caso fosse preencher sua planilha de finanças pessoais no excel. Entre 15 e 30 minutos por dia são mais do que suficientes para isso. Não será a carga horária, mas sim a periodicidade que transformarão essa tarefa em um hábito.

Foco e resiliência

Os próximos pontos a serem observados para conseguirmos poupar são foco e resiliência. O foco está ligado a não perder o objetivo principal de vista e fazer o que for necessário para garantir seu alcance. Já a resiliência é nossa capacidade de não desistir, nem desanimar diante dos obstáculos da jornada.

Uma das formas mais eficientes de identificarmos o nosso perfil de investidor, é realizando um teste de perfil.

Você já fez seu teste de perfil? Descubra qual seu perfil de investidor! Teste de Perfil

business target PVC2UXZ 1024x683 - 5 Formas eficazes de economizar dinheiro
Crédito da imagem: Banco de Imagens EnvatoElements/By BrianAJackson

Chegará a hora em que você será posto a prova. Aquela roupa encantadora da vitrine, o sushi do final de semana e até mesmo o celular que você pretende parcelar em 12 vezes no cartão. Na verdade, não julgo esse tipo de decisão, contanto que o que seja priorizado aqui seja o famoso “caia fora das dívidas”. Foque todas suas energias nisso!

Não faz sentido você pagar juros em dívidas que mal conseguem ser amortizadas. Corte gastos, abra mão dos prazeres por um tempo, afinal, se você continuar nessa trajetória explosiva você será obrigado a fazer isso de qualquer jeito. Se o caminho parece inevitável, não seria mais inteligente percorrê-lo de forma planejada e se possível, mais suave? Foque no plano, pense que é algo temporário rumo a uma vida mais tranquila e organizada.

Depois de cuidar das dívidas, comece a cuidar seus gastos. Reflita sobre a real necessidade de cada compra e se possível deixe sempre para dar o “fechado” no dia seguinte. Você ficará impressionado como esse simples comando e irá evitar muitas compras desnecessárias e gastos supérfluos.

Comprar um notebook em 12 vezes que o ajudará no seu trabalho pode fazer bem mais sentido do que comprar aquela roupa (bem mais barata que o notebook), simplesmente porque ela é de uma nova coleção. Na grande maioria das vezes, gastos com produtos e serviços que aumentarão sua produtividade e gastos com conhecimento valerão a pena. Seja o mais franco e honesto com você em cada compra que pretenda fazer.

Controle

Nosso quarto ponto é endereçado ao controle. Só conseguiremos saber se estamos no caminho certo e nosso planejamento está sendo eficaz, se controlarmos de perto nosso desempenho.

Verifique se o realizado está de acordo com o planejado. Minha sugestão é fazer isso pelo menos uma vez a cada 15 dias. Os feedbacks devem ser constantes e os erros ajustados rápido. De nada adianta um lindo planejamento se o desempenho não estiver sendo mapeado. Mantenha as estratégias que estão funcionando e faça os ajustes necessários nas estratégias que não estão funcionando.

Deixo meu registro de uma estratégia simples e eficaz que se chama tentativa e erro (try and error). É o pensamento das startups dos dias de hoje e também bem salientado no livro antifragilidade do meu autor favorito, Nassin Taleb. Basicamente o jeito mais eficaz de saber se algo irá funcionar é testando na prática.

Assim, a estratégia trabalha primeiro com possíveis tentativas de colocar algo em prática. Uma vez feito isso, é hora de mapear o desempenho para recolher feedbacks constantes. Por fim, através desses feedbacks, é possível realizar os ajustes necessários, ou, simplesmente descartar o item em questão. Tentem muito e errem rápido…

Recompensar

Essa é uma parte que não acho imprescindível, ou seja, a pessoa pode não dar recompensas para si mesmas e ainda assim alcançar seu objetivo desejado. No entanto, recompensas são uma excelente maneira de nos mantermos motivados.

Trabalhe com checkpoints e objetivos primários e secundários. Os objetivos secundários geralmente são utilizados no plano de ação para que sejam alcançados os objetivos primários. Esses por sua vez, quando alcançados por você, deveriam lhe render uma recompensa. Checkpoints são percentuais alcançados de um objetivo, determinados por você, e que também poderiam resultar em uma recompensa.

holding up a trophy cup as a winner PXJD3UQ 1024x683 - 5 Formas eficazes de economizar dinheiro
Crédito da imagem: Banco de Imagens EnvatoElements/By BrianAJackson

Porém, veja bem… A ideia é que a recompensa seja algo simbólico e que lhe motive ainda mais para continuar com sua caminhada na conquista da independência financeira. Não abuse nem do tamanho, nem da periodicidade dela. Não faz sentido você economizar dinheiro e sair das dívidas e quando atingir seu objetivo, se endividar novamente por causa de sua recompensa milionária! O processo de planejamento financeiro pessoal deve ser encarado com seriedade e muita determinação.

O teor da austeridade depende de você: quanto mais disposto a abrir mão das coisas no presente você estiver, mais rápido chegará ao seu objetivo no futuro!

Tags

Arthur Severo

Arthur Severo Rodrigues é assessor de investimentos há mais de 11 anos. Possui as certificações ANCOR, CPA-20 e CEA. Foi trader de alta frequência do mercado de opções da BM&FBOVESPA por 3 anos, rentabilizando mais de 4000% seu investimento inicial. Também é entusiasta e investidor de criptomoedas, possui a certificação CBP (Certified Bitcoin Professional) emitido pela C4 – CryptoCurrency Certification Consortium. É formado em administração pela ESAG – UDESC.

Celular: (48) 9 8824 1812 ramal: (48) 3031 3739
e-mail: arthur.severo@euqueroinvestir.com

Artigos Relacionados

Close