5 coisas que você deveria saber sobre o mercado de ouro

Angélica Weise
Colaborador do Torcedores

Crédito: Pixabay

O ouro tem sido o metal precioso mais importante desde a antiguidade, desejado tanto por seu valor financeiro quanto cultural. Sabemos que o mercado do ouro é complicado e muitas vezes não compreensível para alguns.

O preço do ouro é calculado em dólares por onça e é um dos mais instáveis, pois varia fortemente no curto ou no longo prazo. Sendo também seu valor determinado pelos eventos geopolíticos. Em tempos de tensão internacional, o preço do ouro geralmente tende a subir.

O ouro é um valor seguro, mas antes de investir nele é importante conhecer esse mercado e saber quais alternativas existem para torná-lo mais lucrativo e vendê-lo. Logo, algo que precisa ser levado em consideração é que o fato de o ouro ser um valor seguro não significa que é fácil vender e que alguém estará disposto a comprá-lo.

Saiba mais sobre o mercado de ouro.

1.Valor

Muitas pessoas perguntam qual o preço do Ouro? Na verdade, o correto seria dizermos qual a Cotação do Ouro. O preço do ouro é fixado pelos mercados, por isso muda diariamente à medida que o comércio entre compradores e vendedores muda

O preço do ouro é avaliado em dólares, portanto, seu valor também será influenciado pela tendência da moeda. Para determinar seu preço em euros, será simplesmente necessário dividir o valor obtido pelo dólar.

2. Reservas

O ouro é o único material da natureza que nunca é destruído, é sempre reciclado. Tudo é refinado novamente e reutilizado. Nesse sentido, o ouro é armazenado em câmaras de custódia, formando o que conhecemos como reservas.

Uma das formas mais eficientes de identificarmos o nosso perfil de investidor, é realizando um teste de perfil.

Você já fez seu teste de perfil? Descubra qual seu perfil de investidor! Teste de Perfil

3.Demanda

Como qualquer mercadoria, a produção de ouro aumenta e diminui com o tempo, assim como o nível de demanda.

Investir em ouro é muito mais seguro e mais conveniente do que todos os outros metais preciosos, como diamantes e por que é muito simples.

4.Compra de ouro físico e online

Com o avanço da tecnologia e dos produtos financeiros, chegaram os Futuros e Opções, que permitem ao investidor se posicionar sobre o valor do ouro sem correr o risco de se apossar fisicamente dele.

5.É um investimento com demanda suficiente

A demanda por ouro aumenta a cada dia. Reconhecendo seu valor, mais e mais pessoas estão dispostas a investir nele, para que você possa encontrar centenas de milhares de partes interessadas com as quais possa negociar uma boa venda. Sendo assim, um investimento bom a longo prazo.

Desvantagens de investir em ouro

  • Você precisa armazená-lo e precisa de muita segurança;
  • É uma matéria-prima com muitas oscilações e pode baixar seu preço em investimentos de longo prazo;
  • Não gera receita ou dividendos, o benefício é concedido se seu valor aumentar;
  • Não é uma aposta segura, embora possa parecer tão;

 

Se considera um investidor conservador? Então você está em risco de extinção!

O cenário econômico virou do avesso e o país já não é mais o mesmo.

As taxas de juros caíram à níveis jamais vistos no Brasil desde o final do governo Militar (imagem abaixo) e levaram os rendimentos de Renda Fixa para próximo de Zero (ou negativos no caso da poupança).

Italian Trulli

A nova equipe econômica está incentivando novos investimentos no país, e com isso já não é mais possível ganhar dinheiro confortavelmente na poupança e em CDBs comuns. Por isso, estamos declarando a Extinção do Investidor Conservador.

Se você faz parte dessa espécie de investidor que está em risco de extinção, confirme seus dados no formulário abaixo e fale com nossa equipe. Vamos te ajudar, sem dor e sem custo.