2019 pode estar caminhando para o maior IPO de todos os tempos

Juliana Gusmão
null

Crédito: Imagem/reprodução/aramco.com

Espera-se que esta semana produza uma revelação há muito esperada no universo do IPO (Oferta Publica Inicial). Sobretudo, depois de avançar para uma oferta pública por quase três anos, a Saudi Aramco (monopólio estatal do petróleo na Arábia Saudita), irá precificar ações para uma oferta pública inicial.. A previsão é que aconteça até o final deste mês. Segundo consta na matéria da CNN.

A grande questão é: a Saudi Aramco poderá recrutar investidores dispostos o suficiente para obter uma avaliação, no limite mais alto de seu alcance? Caso contrário, seria outro revés para uma estréia no mercado que já teve problemas.

Lembre-se, o príncipe herdeiro Mohammed bin Salman teria pressionado por uma avaliação perto de US $ 2 trilhões. Mas,os baixos preços do petróleo, a crise climática. Além do risco geopolítico, aumentaram o ceticismo entre os investidores internacionais.

A Aramco disse no mês passado que pretendia vender cerca de 1,5% de seus 200 bilhões de ações. Em uma privatização parcial entre 30 rials (R$ 33,91) e 32 rials (R$ 36,16) cada.

Isso significa que a Aramco, a empresa mais lucrativa do mundo, pode valer entre 6 trilhões de rials  e 6,4 trilhões de rials. 

Se a empresa acabar na faixa mais alta desse intervalo, ela quebrará recordes. Portanto,  a venda de ações na bolsa doméstica de Tadawul aumentaria pouco mais de US $ 25 bilhões. Se tornando um pouco maior que a estreia do Alibaba em 2014, na Bolsa de Valores de Nova York, o maior IPO até hoje.

Se considera um investidor conservador? Então você está em risco de extinção!

O cenário econômico virou do avesso e o país já não é mais o mesmo.

As taxas de juros caíram à níveis jamais vistos no Brasil desde o final do governo Militar (imagem abaixo) e levaram os rendimentos de Renda Fixa para próximo de Zero (ou negativos no caso da poupança).

Uma das formas mais eficientes de identificarmos o nosso perfil de investidor, é realizando um teste de perfil.

Você já fez seu teste de perfil? Descubra qual seu perfil de investidor! Teste de Perfil

Italian Trulli

A nova equipe econômica está incentivando novos investimentos no país, e com isso já não é mais possível ganhar dinheiro confortavelmente na poupança e em CDBs comuns. Por isso, estamos declarando a Extinção do Investidor Conservador.

Se você faz parte dessa espécie de investidor que está em risco de extinção, confirme seus dados no formulário abaixo e fale com nossa equipe. Vamos te ajudar, sem dor e sem custo.